Notícias
Blog
12
Mai
2021
Brinquedos criativos para estimular o aprendizado das crianças

Brinquedos criativos para estimular o aprendizado das crianças

Se você foi uma criança nos anos 80 ou 90, a chance de você ter brincado com peças de Lego ou com Playmobil é grande. Esses brinquedos têm algo em comum: são muito bons para estimular o desenvolvimento e a criatividade das crianças.

Brincar de encaixar peças, montar objetos ou seguir instruções ajuda no processo de desenvolvimento da interpretação, do pensamento cognitivo e da concentração. Além disso, sem perceber, estará aprendendo noções de numeração, soma e conceitos básicos de física e engenharia.

Muito legal, né? Se você quer levar mais brinquedos desse tipo para os seus filhos, confira essas dicas sobre como escolher brinquedos criativos para estimular o aprendizado!

Livros de colorir

Os livros de colorir ajudam muito e em diferentes áreas. São uma ótima forma de a criança entrar em contato com livros e perceber que pode tocá-los e manuseá-los. Ajudam a despertar o lado criativo e a imaginação, além de serem uma forma de expressão.

Blocos de montar

Com suas peças coloridas e chamativas, os blocos de montar permitem que as crianças façam diferentes construções. Seja o castelo da princesa, o robô destrutivo ou a torre da rainha, a imaginação vai rolar solta. Além disso, será necessário trabalhar com uma parte mecânica do cérebro de atenção sobre a montagem das peças.

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são ótimos estimulantes da atenção e raciocínio. A atividade de montá-lo exige notar todas as peças e buscar, de forma ativa, aquelas que se encaixam. Mas, lembre-se: compre sempre brinquedos adequados para a idade da criança. Itens para idades avançadas podem ser frustrantes e muito difíceis.

Jogos de Tabuleiro

Damas, Ludo, Banco Imobiliário, Monopoly… existem diversas opções de jogos de tabuleiro indicados para crianças. Eles são uma excelente forma de aprender, até mesmo matérias mais complexas, brincando. Com Banco Imobiliário, por exemplo, é possível ensinar noções básicas de finanças pessoais.

Esportes

Claro, não poderiam faltar os brinquedos para o estímulo corporal. Correr, pular e se expressar são atividades extremamente importantes para as crianças. Quanto mais cedo elas aprenderem a ter prazer com a prática de atividade física, melhor!

Uma opção para comprar brinquedos: o brechó!

Qualquer pai ou mãe adoraria dar aos seus filhos todos os brinquedos que eles pedem, mas nem sempre eles cabem no orçamento.

Uma opção para poupar na hora de comprar os presentes das crianças é conferir no brechó infantil da sua cidade as opções disponíveis! Quem sabe você não encontra aquele brinquedo que seu filho te pediu?

Para saber mais sobre brechós infantis, confira nossa publicação: 3 motivos para comprar em um brechó infantil

Bom, bonito e barato: aprenda a garimpar no brechó!

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco