Notícias
Blog
08
Mar
2021
Crianças e home office: como organizar a rotina?

Crianças e home office: como organizar a rotina?

Durante a quarentena, muitas famílias tiveram que lidar com um desafio a mais: conciliar a vida profissional, trabalhando de casa, com o cuidado e a educação dos filhos. Essa é uma tarefa possível, mas que exige muito dos pais e mães.

Para que essa rotina se torne viável é preciso planejamento e algumas estratégias também podem ajudar. Confira as dicas que separamos para manter sua produtividade no trabalho e, ao mesmo tempo, dar a atenção que as crianças precisam!

  1. Defina onde será o seu escritório

Se for possível, crie um espaço específico para trabalhar e deixe tudo que você precisa perto de você: agenda, caderno de tarefas ou documentos. Isso te fará perder menos tempo procurando cada coisa quando precisar delas - o que também ajuda a diminuir o estresse.

  1. Crie turnos

Caso exista mais de um adulto na casa para cuidar das crianças, durante os dias de semana é uma boa ideia dividir esse cuidado em turnos. Alguém pode ficar com maior atenção durante a manhã enquanto o outro cuida na parte da tarde. Isso permite que ninguém fique sobrecarregado.

  1. Aproveite os momentos de estudo ou soneca

Na rotina da família, tente estabelecer momentos compartilhados de maior concentração. Se você precisa resolver algumas tarefas difíceis que exigem concentração completa, talvez seja uma boa ideia fazer isso na hora da soneca das crianças.

Claro que isso dependerá da flexibilidade oferecida pelo seu trabalho, mas se isso for possível é uma ótima estratégia para acrescentar na rotina.

  1. Foque em realizar tarefas

Na sua rotina de trabalho em casa, é inevitável ser interrompido para resolver alguma questão ou dar uma conferida nas crianças. Por isso, foque mais em realizar tarefas que em ficar várias horas sem ser perturbado. Uma boa alternativa é, no início do dia, listar o que você precisa fazer e a cada tarefa realizada você pode resolver alguma questão da família ou dar uma atenção maior para as crianças.

  1. Utilize recursos tecnológicos

A tecnologia pode ajudar muito nesse momento! E não apenas como forma de distração para as crianças, mas também como forma de aprendizado. Isso prende a atenção delas por algumas horas e também ajuda no desenvolvimento cognitivo.

Uma ótima alternativa é incentivar as crianças a ler livros, ouvir audiolivros ou até assistir a contação de histórias no youtube! A leitura é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento e é um hábito importantíssimo. Saiba mais sobre isso em nossa publicação a respeito da leitura na infância.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco