Notícias
Blog
25
Nov
2020
Leitura na infância: incentivando pequenos leitores

Leitura na infância: incentivando pequenos leitores

Benefícios da leitura na infância

Diversos estudos mostram que ler contribui muito para o desenvolvimento das crianças. Estimular esse hábito é uma missão importante para os pais.

Ler é um ato que contribui para a formação do cérebro, expande o vocabulário e desenvolve o pensamento crítico. Além disso, melhora a compreensão cognitiva, a interpretação de texto e também auxilia na formação emocional.

Dicas para incentivar a leitura na infância

A seguir, veja algumas dicas de como incentivar as crianças a lerem:

Tenha livros adequados para a idade

É importante ter livros que sejam próprios para a idade da criança. Cada material é pensado para a etapa do desenvolvimento emocional e do que está sendo ensinado na escola.

As cores, personagens, se há ilustrações ou não, tudo isso é pensado de acordo com a idade da criança. Por isso, livros muito avançados podem ser difíceis demais e livros para idades menores podem ser desinteressantes por serem muito simples.

Inserir a leitura na rotina

É importante estabelecer um tempo específico para ler diariamente. No início pode ser complicado, mas depois de um tempo isso se torna um hábito.

Leitura como divertimento

Não é incomum que a leitura se torne uma punição. Ou quando a criança está agitada, alguém diz “vai ler um livro!”. Isso constrói uma ideia errada de que a leitura não é tão divertida quanto a brincadeira.

Para driblar essa ideia, comece apresentando a criança aos livros, lendo para elas. Você pode também encontrar alguém que faça contação de histórias e colocá-la para assistir - existem canais no youtube apenas sobre isso.

Vá construindo o interesse e sempre avançando até que a criança tenha autonomia para pegar o livro e ler sozinha.

Carregue sempre um livro

Nunca se sabe quando a criança terá interesse em ler alguma coisa, por isso, seja na ida ao parque ou durante a visita a algum familiar. Por isso, coloque um livro na mochila da criança ou ensine que ela coloque. Deixe que ela escolha qual deseja levar.

A leitura é muito importante no desenvolvimento da criança. Em casa é o principal local onde deve existir esse estímulo, já que isso ajuda que esse se torne um hábito recorrente. Dar o exemplo também é uma forma importante de incentivar a leitura.

Por isso, se você não possui esse hábito, que tal começar a ler mais? A prática traz benefícios para todas as idades e você poderá ajudar na formação de um pequeno leitor.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco