Notícias
Blog
26
Mai
2021
Como são feitas as estampas das roupas? Descubra aqui!

Como são feitas as estampas das roupas? Descubra aqui!

A maioria das pessoas escolhe peças e roupas que ela acredita que vão refletir sua personalidade. Seja uma estampa de bolinhas ou uma camiseta escrito “Rock’n Roll”, todos esses itens são formas de expressar o seu gosto e preferências.

A moda e o estilo ocupam uma posição importante no nosso dia a dia - a gente goste disso ou não. Mas, você sabe como a estampa é colocada no tecido? Vou te explicar!

Tipos de estampa

Existem diferentes tipos de estampa, e elas são feitas para diferentes propósitos.

Estampas localizadas

São feitas de forma individual, em um espaço pré-definido da peça. É um trabalho localizado justamente por preencher determinado espaço. É o mesmo processo realizado em canecas, almofadas e outros itens. A aplicação é feita em peça por peça.

Estampa corrida ou rotativa

Consiste na impressão de uma arte em todo o tecido. Ou seja, o mesmo desenho - ou um conjunto de desenhos, será replicado em um rolo inteiro de tecido. Esse processo pode ser realizado de diferentes maneiras:

  • Estampa corrida quadro a quadro: é feita a estamparia de um rolo inteiro de tecido. A técnica é conhecida como rapport e o desenho é gravado quadro a quadro, até completar todo o rolo de tecido.
  • Estampa corrida cilíndrica: nessa modalidade, a aplicação é feita por meio de cilindros metálicos perfurados com desenhos. É possível estampar mais de cinquenta metros por minuto.
  • Estampa falso corrido: é feita a aplicação da estampa em pedaços do tecido, e só pode ser realizada em peças ainda não costuradas.
  • Estampa corrida digital: é usada uma máquina parecida com uma impressora que irá “imprimir” no tecido a estampa - que deverá ser desenhada em ambiente digital. O procedimento é do computador para a peça e o acabamento fica perfeito.

Quem desenha as estampas?

O profissional que desenha estampas de tecido é o Designer de Estampas. Ele pode se especializar em estampas para tecido, mas também executar serviços de estamparia em capinhas de celular, almofadas, roupa de cama e muito mais.

Eu posso criar minha própria estampa?

A resposta é: sim! Basta fazer isso em um programa de edição de imagens ou pegar um desenho pronto, de preferência em boa qualidade.

Para fazer a produção de peças com estampas localizadas é bastante fácil e diversas gráficas oferecem esse serviço. Agora, para estampas corridas o procedimento já é mais difícil - e mais caro.

Sabe onde você pode encontrar peças com estampas bonitas a um preço acessível? Em brechós! Aprenda a encontrar as melhores peças com as nossas dicas no post: Bom, bonito e barato: aprenda a garimpar no brechó!

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco