Notícias
Blog
16
Mar
2021
Volta às aulas na pandemia: cuidados que devemos tomar

Volta às aulas na pandemia: cuidados que devemos tomar

Distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos… esses são alguns dos cuidados que a grande maioria da população já incorporou à sua rotina. O retorno das aulas presenciais ainda não tem data definida, mas será uma nova realidade que necessitará de ainda mais atenção.

Adaptar-se a essas, e outras, medidas de segurança é fundamental para garantir o bem-estar de todos os envolvidos no processo escolar.

A escola deverá cumprir a sua parte com a higienização das salas, diferentes turnos para as turmas entrarem e saírem, evitando aglomerações. Por outro lado, as famílias e as crianças também devem fazer a sua parte.

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Confira!

Se planeje

Mesmo que a instituição dos seus filhos não esteja planejando voltar em breve, vale se programar para caso isso aconteça. Prepare seus filhos para que essa seja uma mudança tranquila.

Outro ponto importante: converse com os gestores da escola para ficar a par do que está acontecendo e esteja atento a previsão de volta.

Converse com as crianças e adolescentes sobre a volta

Esse é um ponto muito importante. Eles precisam estar a par dos acontecimentos da escola e da possibilidade de voltar, se for o caso.

Situações de mudança sempre geram ansiedade a todos, e podem ser mais difíceis para eles. Por isso, a conversa franca e clara sobre o que está acontecendo pode ajudá-los a entender o momento e ficar mais tranquilos.

Ensine desde já a importância do distanciamento e cuidado

É preciso estar bem claro para os filhos que a volta não significa que as coisas serão como antes da pandemia. Infelizmente, enquanto estivermos convivendo com o coronavírus, precisaremos adequar o nosso comportamento.

Por isso, é fundamental que esteja bem claro para eles a necessidade de uso constante da máscara, higienização das mãos e evitar abraçar os colegas.

Se Informe

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elaborou um protocolo de retorno às aulas presenciais para as escolas que pode ser bom para informar aos pais como esse procedimento será feito.

Buscar informações em fontes confiáveis é essencial para garantir a segurança das crianças e da família.

Agindo juntos, sairemos dessa

Atualmente, o cenário ainda é incerto e ainda podem haver muitas mudanças. O importante é ficarmos sempre atentos e cuidarmos da nossa segurança e das pessoas ao nosso redor.

Se cada um fizer a sua parte, é possível ir retomando a convivência e a rotina. Trabalhando juntos, conseguiremos sair dessa.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco