Notícias
Blog
29
Dez
2020
Veganismo: por que tantas pessoas estão aderindo esse movimento?

Veganismo: por que tantas pessoas estão aderindo esse movimento?

Você já ouviu alguém falando que “virou vegano”? O termo tem sido bastante usado nos últimos anos, mas ainda causa uma certeza confusão e estranhamento. Muitas pessoas o associam imediatamente às pessoas que não consomem carne, mas ele vai além.

O veganismo refere-se a uma mudança do estilo de vida. Ao contrário do que muita gente acha, não está vinculado apenas à alimentação - mesmo que essa seja uma parte importante do processo.

Neste post, vamos explicar o que é o veganismo e porque tantas pessoas estão aderindo a esse movimento.

O que é o veganismo?

Como dissemos, o veganismo é um estilo de vida. Ser vegano significa repensar todos os seus hábitos de consumo, desde a alimentação até os cosméticos e roupas que você usa. As pessoas que fazem parte desse movimento buscam uma forma de viver no mundo sem utilizar a exploração animal, humana e do meio ambiente.

Isso quer dizer que os veganos buscam ter uma alimentação sem itens de exploração animal, como a carne de animais ou itens produzidos por eles - como mel, ovo e leite. Além disso, existem cosméticos por exemplo que são testados em animais, coisa que os veganos são contrários.

Por que tantas pessoas estão aderindo ao movimento?

O veganismo tem crescido bastante nos últimos anos. Um dos motivos é o fato de que cada vez mais pessoas estão concordando com as ideias defendidas por esse ideal. A questão da exploração tem recebido mais atenção.

Ser vegano também significa ter uma alimentação mais saudável. Para ter os nutrientes necessários sem o consumo de carne, é preciso aproveitar muito os alimentos in natura, ou seja, itens que vem direto da natureza como frutas, verduras e legumes. Por isso, essa é uma mudança que afeta também a saúde.

Além disso, o movimento vegano também tem uma ligação com a preservação ambiental, uma pauta de muito destaque nos últimos anos. A exploração desproporcional do meio ambiente também é criticada por eles.

Preservação ambiental

Por isso é importante entender que o veganismo vai muito além da alimentação ou de pensar nos animais. É um movimento que lança um alerta sobre o consumo consciente em diferentes setores da nossa vida.

A preservação ambiental é uma pauta de todos nós, mesmo aqueles que não desejam ser veganos ou que discordam de certas pautas do veganismo. O planeta é nossa casa, não temos outro, e por isso é fundamental trabalharmos juntos para preservá-lo.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco