Notícias
Blog
17
Dez
2020
Saúde mental na pandemia: 5 dicas para você ficar bem

Saúde mental na pandemia: 5 dicas para você ficar bem

Vivemos um momento muito difícil atualmente com o coronavírus e o isolamento social. A necessidade de permanecer mais em casa mudou nossa rotina, prática de exercícios físicos, alimentação e o convívio com amigos e familiares.

Na pandemia, a nossa saúde mental tende a sofrer por causa das mudanças e da incerteza do futuro. Nesse momento, é muito importante que sejamos resilientes, cuidando de nossa saúde e do nosso bem estar.

Veja aqui 5 dicas para te ajudar a ficar bem!

1.Cuide do seu sono

Por ficarmos muito em casa, acabamos tendo um sono mais desregulado, já que nossos horários agora não precisam considerar o tempo de deslocamento ou no trânsito. Contudo, a falta de sono apropriado ou horários muito diferentes para dormir, afetam a nossa concentração e a nossa perceção.

Essas modificações podem afetar o humor e a forma como lidamos com o mundo. Consequentemente, nossa saúde mental é afetada. Por isso, procure ter um sono regulado e dormir bem. Antes de dormir, evite usar celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

2.Tenha uma rotina

Essa dica conversa muito com a questão anterior. Ter horários definidos ajuda a não perder o ritmo diariamente, especialmente se você precisa trabalhar, cuidar dos filhos, da casa ou tudo isso junto.

Tente colocar horários para coisa, seja para dormir, comer ou limpar a casa. Isso ajuda a manter as tarefas em ordem e ter uma sensação prazerosa de dever cumprido.

3.Converse com amigos

Use a tecnologia a seu favor! Ligue para seus amigos e familiares. A comunicação por texto é muito diferente de ouvir a voz das pessoas. Pode ser desconfortável no início pois nos desacostumamos com ligações, mas poder falar e ser ouvido é excelente para a nossa mente.

4.Cozinhar

Cozinhar pode ser terapêutico! Aprenda a fazer um prato novo, cozinhar para quem mora com você ou só para você mesmo. A ideia é tirar a mente de outras preocupações e pensar apenas na comida que está sendo preparada.

5.Faça coisas que elevem o seu bem-estar

Você gosta de tomar um chá? Ouvir uma boa música? Ver um filme bom? Então tire um tempo para fazer isso! Arrume espaços na sua agenda para relaxar em casa, tirar um momento apenas para descansar.

Como ficamos muito nos mesmos ambientes, acabamos não percebendo o quanto trabalhamos, seja no empregou ou nos afazeres domésticos. Por isso, tire um tempo para apenas relaxar.

Na vida, às vezes precisamos nos lembrar de ir com mais calma e tirar tempo para cuidar da mente. Essas são dicas simples, mas muito importante, especialmente no momento em que vivemos.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco