
Outubro rosa: cuidados de mãe e filha
No mês de outubro, são intensificadas as ações para a prevenção contra o câncer de mama e colo do útero, através da campanha Outubro Rosa. O movimento é realizado desde os anos 90 e tem como foco disseminar a informação, dicas de cuidado e de prevenção contra a doença.
O que é o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. A doença se desenvolve a partir da formação anormal de células da mama, que multiplicam-se repetidamente formando um tumor maligno.
A forma mais comum de perceber a doença é notando o aparecimento de caroço no seio - que pode ser indolor ou não e mudanças na textura da pele das mamas. É importante lembrar que nem todo caroço é câncer de mama, por isso, antes de tudo, deve-se fazer o exame apropriado.
Fatores de risco
Diversas situações podem levar ao surgimento do câncer de mama. O fator genético é muito relevante, contudo, o estilo de vida e a saúde da mulher podem propiciar ou não o surgimento da doença, além de fatores ambientais e reprodutivos.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) fatores que aumentam os riscos de ocorrência da doença são:
- Obesidade e sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Consumo excessivo de bebida alcóolica;
- Primeira menstruação antes de 12 anos,
- Uso de contraceptivos hormonais;
- Histórico familiar;
- Alterações genéticas.
Cuidados de mãe para filha
Dessa forma, com o cuidado certo e a prevenção, é possível evitar que a doença se desenvolva ou notá-la no seu estágio inicial, quando a chance de recuperação é muito maior. O cuidado e a atenção com a saúde das mamas pode ser algo passado de mãe pra filha, ensinado desde pequena.
Alguns hábitos que as mães podem passar para suas filhas para evitar o desenvolvimento da doença:
- Incentivar a alimentação saudável;
- Incentivar a prática de exercícios;
- Utilizar métodos contraceptivos com baixa carga hormonal ou não hormonais;
- Exames ginecológicos e clínicos periodicamente;
- Atenção ao histórico familiar;
- Buscar imediatamente acompanhamento médico em caso de suspeita.
Foco na prevenção
São dicas simples mas que podem ajudar as meninas a crescerem tendo mais atenção e cuidado com a própria saúde reprodutiva e das mama. Por isso, ensinado desde a infância, torna-se um hábito e não será esquecido.
Especialistas e médicos sempre recomendam que a prevenção é o melhor caminho, por isso, lembre-se de fazer os exames necessários e indicados para sua idade. Caso tenha alguma suspeita, procure imediatamente um profissional.