Notícias
Blog
02
Nov
2020
Novembro azul: cuidados que todo homem deve ter

Novembro azul: cuidados que todo homem deve ter

A campanha Novembro azul reforça o alerta para os homens sobre a importância de realizar exames de prevenção do câncer de próstata. Apesar da gravidade, esse é um tema que ainda enfrenta muito preconceito.

Essa atitude acaba retardando o diagnóstico e aumentando as chances de que a enfermidade seja descoberta apenas em estágio avançado. Além disso, a campanha do Novembro azul também busca alertar para a necessidade de que os homens tenham mais atenção para a sua saúde.

A Síndrome do Superman

De modo geral, é muito comum que homens assumam uma posição negligente com a própria saúde, não realizando exames ou se cuidando enquanto não estão sentindo alguma coisa. Eles adotam uma postura em que acham que são invencíveis. Alguns médicos chamam essa atitude de Síndrome do Superman.

Essa é uma visão muito perigosa, visto que a maior parte das doenças, como o câncer de próstata, só apresenta sintomas quando está em um estágio muito avançado.

Cuidados dos homens a própria saúde

É muito importante que os homens repensem esse tipo de atitude e comecem a se lembrar da importância de cuidar da própria saúde e em ensinar os meninos mais jovens a ter esse cuidado também. Quanto mais cedo eles aprendem, mais natural será ter esse cuidado.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de cuidados básicos que pessoas do sexo masculino de qualquer idade devem seguir para preservar a própria saúde.

  1. Não deixe de fazer exames de rotina - não estar sentindo nada não significa que você está completamente saudável. Fazer exames de rotina é importante para detectar doenças em estágio inicial que são mais fáceis de serem tratadas e controladas.
  2. Preste atenção na sua alimentação - você não precisa apenas comer alimentos saudáveis, mas é importante tentar manter um equilíbrio entre as coisas boas para sua saúde e coisas gordurosas, muito açucaradas ou com muito sal. Uma boa tática é deixar uma alimentação mais leve para os dias da semana e se permitir comidas mais pesadas aos sábados e domingos.
  3. Pratique alguma atividade física - ir caminhando pro trabalho ou jogar futebol aos finais de semana já são atitudes que ajudam muito a sua saúde, o importante é ter alguma atividade que faça você se movimentar um pouco.

Prevenção e cuidado

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando o câncer de próstata é identificado em sua fase inicial a cura ocorre em cerca de 90% dos casos.

Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são a melhor forma de tratar essa e qualquer outra doença. O cuidado e a atenção com a própria saúde ainda são o melhor remédio.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco