Notícias
Blog
31
Mar
2021
Economizando em 2021: como ser uma pessoa mais econômica?

Economizando em 2021: como ser uma pessoa mais econômica?

Só quem já viveu sabe como é horrível a sensação de estar financeiramente apertado. Você não sabe quando poderá pagar essa ou aquela conta, se terá que deixar algo para o próximo mês. Ser uma pessoa organizada economicamente te garante maior tranquilidade e segurança ao longo do ano. Além disso, ajuda a evitar essas situações.

Mas, não é fácil ter controle sobre os próprios gastos, isso exige muito comprometimento e dedicação. Se você quer mas ainda não conseguiu, não desanime! O mais importante você já está fazendo: tentar.

Separamos algumas dicas sobre economia nesta publicação. É possível que você já siga algumas delas, mas não custa reforçar e, quem sabe, você descubra alguma coisa nova que pode ser o impulso que faltava!

Dicas para ser uma pessoa mais econômica

Ser organizada é parte importante de ter controle sobre suas finanças. Quando você tem esse controle, você sabe exatamente o quanto você tem gastado com cada coisa e, por isso, consegue economizar.

  1. Anote cada gasto

Durante uma semana, anote cada gasto que tiver. Escreva tudo! Pode ser no celular ou em um caderninho. Você pode até criar um grupo de whatsapp com você mesma e lançar os gastos por lá!

O primeiro passo para a economia é descobrir para onde o seu dinheiro está indo e isso só será possível se você fizer esse acompanhamento.

  1. Faça um planejamento financeiro.

Agora, pegue essas anotações que você fez sobre seus gastos e organize em categorias. Podem ser coisas como “alimentação”, “transporte”, “vestimenta” e por aí vai. Com esse método, você verá exatamente quanto do seu orçamento está indo para cada coisa.

Talvez você não queira gastar tanto com determinadas coisas, mas, por não saber exatamente quanto tem gastado, sequer sabe disso. Será que você não está gastando mais do que deveria com alguma categoria? Veja como estão as compras em cada uma delas e como você poderia economizar.

  1. Tenha uma reserva de emergência

Agora que você já identificou seus gastos e decidiu onde poderá diminuí-lo, pegue esse dinheiro extra e coloque em uma reserva de emergência. Por menor que seja esse valor, é seu e estará guardado para quando precisar. Ter essa reversa é uma das coisas mais importantes da sua organização financeira!

Seguindo essas três dicas, você já verá uma diferença no seu orçamento. Se você também quer economizar nos seus gastos com roupas e brinquedos para crianças, já pensou em comprar em um brechó infantil?

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco