Notícias
Blog
24
Jan
2020
Cuidados com as crianças no verão

Cuidados com as crianças no verão

O Ano Novo chegou e com ele o calorão da estação mais quente do ano, por isso os pais precisam ficar atentos aos cuidados com as crianças no verão. Atenção deve ser redobrada nesta época do ano.

Toda temperatura extrema, seja frio ou calor, causa desconforto e incomoda não apenas os adultos, como também atinge em cheio as crianças e idosos. As doenças e alergias são as principais, assim problemas respiratórios e falta de cuidados com a hidratação, exposição excessiva ao sol e outros.

Os cuidados com as crianças no verão vão desde a alimentação a escolha da roupa ideal. Evitar os excessos como exposição solar, tempo demais em piscinas e ao ar livre, já que o período coincide com as férias escolares. Não dá pra fugir do verão, mas é preciso garantir que a estação seja superada com conforto e bem-estar.

Manter uma alimentação saudável deve ser a meta da família inteira. Investir no consumo de legumes, folhas e alimentos mais leves, evitando frituras e alimentos processados, são algumas dicas saudáveis que vale para todas as idades em todas as estações do ano.

Inclua frutas na sua alimentação diária, além de hidratar também são nutritivas, como laranjas, melancias, maçãs, melão e acerola, e podem ser consumidas tanto na sua forma natural ou em sucos e saladas.

A água continua sendo a principal fonte de hidratação e, no caso das crianças o consumo precisa ser constantemente incentivado pelos pais, não apenas quando eles reclamarem de sede. O exemplo dos pais vale muito! Por isso beba bastante água.

Os cuidados com a casa também são primordiais para a saúde das crianças. É preciso manter o ambiente sempre arejado e limpo, livre de poeira. O mesmo vale para ventiladores e ar-condicionado, cheque se estão em dia com a limpeza antes de expor as crianças. O frescor trazido pelos ventos mecânicos pode despertar alergias e causar doenças respiratórias.

As roupas também são um ponto importante de atenção. Opte por vestimentas mais leves e folgadas. Evite as que apertem demais, ou limite os movimentos da criança, como jeans e tecidos como brim. Roupas de cores claras também são bem-vindas porque ajudam na transpiração evitando retenção de calor. Contudo, se o calor apertar mesmo, deixe as crianças à vontade, como elas se sentirem mais frescas.

Para se proteger do sol e evitar o calor em ambientes abertos, não abra mão de bonés para proteger a cabeça, viseiras e óculos escuros para os olhos. O uso do protetor solar é indicado mesmo em dias com pouco sol ou nublados.

Os cuidados com as crianças no verão abrangem também toda a família! Cuide-se! E vença a estação mais quente do ano com saúde e bem-estar.

Aproveite o verão com saúde!

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco