Notícias
Blog
26
Fev
2021
Como reduzir os impactos da pandemia na saúde mental das crianças

Como reduzir os impactos da pandemia na saúde mental das crianças

Depois de quase um ano de pandemia e da nova rotina do coronavírus, é difícil ter ideias para entreter e distrair as crianças. Cada pai e mãe tem que se virar para resolver as questões do dia a dia e ainda cuidar dos filhos.

O home office dificulta o contato dos pais com os pequenos e as aulas em casa ficam cada vez mais difíceis. Entre tantas questões, há uma preocupação que não pode ser esquecida: a saúde mental das crianças.

Quarentena e saúde mental das crianças

Se para os adultos, que entendem a situação, já é difícil ficar trancado em casa, imagine para as crianças. É difícil aceitar que não podemos sair de casa, que não é possível ver os coleguinhas agora.

É preciso levar a sério a importância de uma mente saudável, por isso, estar atento aos sinais que a criança dá de fadiga, ansiedade e de tristeza é muito importante.

Ações para reduzir os impactos da pandemia na saúde mental das crianças?

Para diminuir as consequências das incertezas da pandemia e do confinamento em casa, são os pais que podem tomar algumas atitudes.

O primeiro passo é buscar informação de como abordar questões da pandemia e da doença do coronavírus com as crianças. Este é um tema delicado, que não deve ser abordado de qualquer jeito, por isso, busque informação sobre o que os especialistas recomendam.

Depois de entender como fazer isso, você deve conversar com os pequenos. Pode até parecer que eles não sabem exatamente o que está acontecendo, mas é impossível esconder tudo deles. Por isso, uma conversa honesta, adequada para a faixa etária de cada criança, é a melhor solução.

Uma boa alternativa é usar conteúdos educativos infantis sobre a pandemia. O vídeo “Coronavírus explicado para crianças” é uma história animada onde a personagem Bibi explica, em um tom apropriado, o que é o coronavírus e porque é importante permanecer em casa.

Importância de um cuidado maior com as crianças na pandemia

A pandemia tem sido um momento difícil para todos. Problemas financeiros e psicológicos são cada vez mais comuns.

Contudo, a questão mais séria continua sendo o risco de contrair a doença. Para as crianças é sempre complicado pois é muito difícil protegê-los de toda exposição. Veja nossa publicação sobre como proteger as crianças do Coronavírus.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco