
Como reduzir os impactos da pandemia na saúde mental das crianças
Depois de quase um ano de pandemia e da nova rotina do coronavírus, é difícil ter ideias para entreter e distrair as crianças. Cada pai e mãe tem que se virar para resolver as questões do dia a dia e ainda cuidar dos filhos.
O home office dificulta o contato dos pais com os pequenos e as aulas em casa ficam cada vez mais difíceis. Entre tantas questões, há uma preocupação que não pode ser esquecida: a saúde mental das crianças.
Quarentena e saúde mental das crianças
Se para os adultos, que entendem a situação, já é difícil ficar trancado em casa, imagine para as crianças. É difícil aceitar que não podemos sair de casa, que não é possível ver os coleguinhas agora.
É preciso levar a sério a importância de uma mente saudável, por isso, estar atento aos sinais que a criança dá de fadiga, ansiedade e de tristeza é muito importante.
Ações para reduzir os impactos da pandemia na saúde mental das crianças?
Para diminuir as consequências das incertezas da pandemia e do confinamento em casa, são os pais que podem tomar algumas atitudes.
O primeiro passo é buscar informação de como abordar questões da pandemia e da doença do coronavírus com as crianças. Este é um tema delicado, que não deve ser abordado de qualquer jeito, por isso, busque informação sobre o que os especialistas recomendam.
Depois de entender como fazer isso, você deve conversar com os pequenos. Pode até parecer que eles não sabem exatamente o que está acontecendo, mas é impossível esconder tudo deles. Por isso, uma conversa honesta, adequada para a faixa etária de cada criança, é a melhor solução.
Uma boa alternativa é usar conteúdos educativos infantis sobre a pandemia. O vídeo “Coronavírus explicado para crianças” é uma história animada onde a personagem Bibi explica, em um tom apropriado, o que é o coronavírus e porque é importante permanecer em casa.
Importância de um cuidado maior com as crianças na pandemia
A pandemia tem sido um momento difícil para todos. Problemas financeiros e psicológicos são cada vez mais comuns.
Contudo, a questão mais séria continua sendo o risco de contrair a doença. Para as crianças é sempre complicado pois é muito difícil protegê-los de toda exposição. Veja nossa publicação sobre como proteger as crianças do Coronavírus.