Notícias
Blog
28
Mai
2020
3 alertas sobre a saúde bucal das crianças

3 alertas sobre a saúde bucal das crianças

Alertas sobre a saúde bucal das crianças nunca são demais. Basta um pequeno descuido para as cáries e outros problemas bucais aparecerem. É assim em todas as fases da vida.
O que muita gente não sabe é que os cuidados com a saúde bucal infantil começam antes mesmo do nascimento. Na gestação, as mamães precisam fazer acompanhamento com o dentista, para evitar que problemas bucais afetem o bebê.

Após o nascimento, e antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos, visitas periódicas ao dentista são necessárias para manter a saúde bucal em dia, evitando erros comuns que podem trazer consequências para o sorriso. Além disso, crescer com a rotina de que frequentar o consultório odontológico, principalmente quando não há dor, impede aquele famoso trauma de dentista que acomete muitos adultos.

Por isso, listamos:

3 alertas sobre a saúde bucal das crianças, para manter o sorriso saudável e os pais despreocupados.

1 - Bebês precisam de higiene bucal

Se engana quem acha que é preciso esperar os dentinhos nascerem para iniciar a higiene bucal do bebê. Resto de leite, o açúcar, má higienização das chupetas e mamadeiras, podem deixar bactérias na boca, causadoras de diversos problemas bucais, entre elas a Candidíase Pseudomembranosa, conhecida como sapinho.

A dica para os pais é simples: Não deixar nenhum resíduo de alimentos na boquinha do bebê. Lavar com água filtrada, passar uma gaze ou fraldinha limpa na parte interna e na região da bochecha. Esse cuidado deve ser feito sempre após cada mamada ou pequenas refeições.

2 - Criança também faz canal

Até o mesmo o dente de leite pode ser afetado profundamente por uma cárie, chegando ao ponto de precisar fazer o temido “canal”. É que o dente de leite é formado por estruturas semelhantes às do dente permanente. Quando essa cárie não é tratada, ela pode atingir e comprometer os nervos do dente, causando infecção, necessitando assim da realização de um canal.

Importante para os pais saberem é que não devem ignorar qualquer reclamação de dor ou desconforto das crianças em relação aos dentes. Fazer visitas ao dentista previne doenças e conscientiza quanto a correta higienização bucal.

3 - O açúcar não é o vilão das cáries

Os doces levam a fama, porém, não são os únicos responsáveis pelo surgimento das cáries. Elas são causadas por restos de alimentos que ficam presos entre os dentes, facilitando a proliferação de bactérias que liberam ácidos que desgastam os dentes causando as cáries.

Portanto, o problema não está no consumo de doce, que deve sim ser moderado para evitar diversas doenças, mas na falta de uma higienização bucal bem feita.

A dica é escovar os dentes por pelo menos dois minutos, alcançando todos os cantos da boca, inclusive bochecha e língua, fazer uso do fio dental em seguida e não dispensar o enxaguante bucal.

Assim como qualquer hábito de higiene, os pais precisam dar o exemplo e também acompanhar a higiene bucal das crianças de perto.

Joaninha Brechó Infantil
Fale conosco